logo_preserva



Associação de defesa do patrimônio histórico, arquitetônico,
cultural e paisagístico da cidade de São Paulo


l_home
l_quemsomos
l_estatut
l_tranparencia
l_participe
l_cadastro
l_contato
l_agenda


>> PreservaSP Recebe
o escritor e pesquisador


Carlos Eugenio Marcondes de Moura
Por Iomar Travaglin

l_forum
l_down
 


l_noticia
l_clipping
l_artigo

l_links
l_camisetas
l_exploracao
l_denuncia


Em uma fria tarde paulistana, no centro de São Paulo, a Associação Preserva SP recebeu importante autor que se ofereceu para autografar livros de sua autoria presentes nesta biblioteca. Pesquisador, Carlos Eugenio Marcondes de Moura publicou livros que retratam o cotidiano no século dezenove em fotografia e iconografia também organizando e traduzindo livros sobre Pierre Vergê.

Iniciou seus estudos acadêmicos na Universidade de Genebra, Suíça, onde cursou o semestre de verão e parte do semestre de inverno, na Escola de Intérpretes, da Faculdade de Letras, e na Faculdade de Ciências Econômicas e Sociais. Formado em Interpretação pela Escola de Arte Dramática de São Paulo, estudou durante um ano na Escola de Drama da Universidade de Yale, Connecticut, Estados Unidos da América. Um dos fundadores do Serviço de Teatro, da Universidade Federal do Pará, lecionou nesta instituição a cadeira de dicção. Foi professor da mesma matéria no Departamento de Teatro da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciências Políticas e Sociais (Escola de Sociologia e Política de São Paulo), doutor em Ciências (Universidade de São Paulo) e pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (Universidade de São Paulo), é tradutor há trinta anos e por seu profundo conhecimento nas área documental, iconográfica, artística e acadêmica da cultura brasileira, foi curador de exposições nacionais e internacionais.

Suas maiores contribuições encontram-se em estudos afro-brasileiros e atualmente, a exemplo do belo livro Travessia da Kalunga Grande, três séculos de imagens sobre o Negro no Brasil (1637-1899), trabalha em nova monografia abordando cultura e iconografia indígena no Brasil. Agradecendo a gentil visita do autor Carlos Eugenio Marcondes de Moura, divulgamos abaixo imagens dos livros autografados que em breve estarão disponíveis para consulta e pesquisa


 

Carlos Eugenio, autografando livros na sede do Preserva São Paulo

 
 


Livros presentes na biblioteca do Preserva São Paulo:


Vida cotidiana em São Paulo
no século XIX. 

Memórias, Depoimentos, Evocações

Carlos Eugênio Marcondes de Moura (org.)


Retratos quase Inocentes.
Carlos Eugênio Marcondes de Moura (org.)
 
 
 


Associação Preserva São Paulo
Rua Senador Feijó, 30 - 6ºandar - sala 607 - Centro (Metrô Sé)
CEP:01006-000 - São Paulo - SP - Tel: 55 (0xx11) 3105-3053